NORMAS E INSCRIÇÕES

1. Das Normas Gerais
1.1 Poderão participar e apresentar trabalhos a comunidade acadêmica do campus da UNEB (professores, discentes e servidores técnico-administrativos), professores e discentes de outros campi da UNEB e/ou outras instituições de ensino superior, bem como professores da educação básica da rede pública e rede privada de ensino, egressos ou não do Departamento de Educação – Campus X – UNEB, sendo que cada autor ou co-autor poderá inscrever, no máximo, dois trabalhos.
1.2 Os trabalhos inscritos serão analisados pela Comissão Científica, considerando-se a adequação aos temas propostos nos eixos temáticos:

EIXO TEMÁTICO 1: Extremo Sul da Bahia – Interculturalidade / Transculturalidade

  O cenário do Extremo Sul da Bahia apresenta uma diversidade étnica, cultural e geográfica; margeando o território banhado pelo Atlântico, encontram-se comunidades indígenas pataxó e, no interior, comunidades quilombolas. A manutenção da ritualística dessas comunidades, por vezes enfatizada sob a égide da “tradição oral”, não se resume na fala, em vista aos vários microssistemas de comunicação: canto-poema (sonoro-musical), estética-indumentária, conhecimento vegetal e culinário, cartografam índices que, na contramão da história, buscam desnaturalizar as questões de hegemonia cultural, retroalimentando memórias do tempo vivido e do tempo contado. Diante disso, esse eixo temático apropria-se dos termos transculturalidade e interculturalidade como fios norteadores para discutir os desdobramentos de reflexões/pesquisas sobre esse cenário e sua gente, o contexto de intenso trânsito cultural, formas de vida e tradições que se desenham em suas alteridades.

EIXO TEMÁTICO 2: Literatura baiana – diálogos e confluências

  O cenário baiano tem se caracterizado por uma intensa atividade literária, com vasta produção de livros, tanto de autores já consagrados como de novos autores, que disputam espaço no circuito editorial. Esse eixo temático permite a inserção de pesquisas que analisem publicações literárias baianas, contemporâneas ou não, consideradas per si ou em diálogo com outras produções literárias, fílmicas, imagéticas e/ou em outras linguagens, em uma perspectiva interartes.

EIXO TEMÁTICO 3: Literatura e Resistência

  Esse eixo temático abarca pesquisas sobre produções literárias que busquem e/ou imprimam a resistência, representando a luta por voz e legitimação de grupos marginalizados da sociedade, tais como: literatura contemporânea de autoria feminina, literatura e etnicidade, literatura periférica, produções literárias relacionadas a contextos ditatoriais e pós ditatoriais, pra citar alguns exemplos.

1.3 Os resultados da análise dos trabalhos, a data de apresentação e o local estarão disponíveis no blog a partir de 11/09 e será enviado comunicado por e-mail ao autor ou co-autor que inscreveu o trabalho.

2. Da Elaboração do resumo
2.1 Os resumos deverão ser escritos em apenas um parágrafo, de forma concisa, clara e objetiva, apresentando os pontos relevantes do trabalho (justificativa, objetivos pretendidos, processo metodológico, fundamentação teórica e conclusões/resultados alcançados);
2.2 Os resumos devem ser enviados ATÉ 04/09, DATA LIMITE ESTABELECIDA PARA INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS. O resumo deve conter: título centralizado em caixa alta e, na linha seguinte, o nome do(s) autor(es) à direita. Também é necessária a identificação da instituição e do grupo de pesquisa (caso exista) do qual o(s) autor(es) faz(em) parte.
2.3 Os resumos deverão ser digitados no Word for Windows, corpo 12, fonte Arial, contendo de 150 a 250 palavras;
2.4 Tamanho de papel A4 (210 X 297 mm), margens esquerda e superior de 3,0 cm, margens direita e inferior de 2,0 cm, espaçamento simples entre as linhas e alinhamento justificado;
2.5 Abaixo do resumo devem constar apenas quatro palavras-chave, com iniciais maiúsculas e separadas por ponto-final;
2.6 Em nota de rodapé, devem constar informações complementares sobre o autor do trabalho e sobre o orientador do trabalho, se for o caso;
2.7 Os trabalhos que não obedecerem às normas serão rejeitados pela Comissão Científica.

3. Da Elaboração do texto completo
3.1 O texto completo a ser enviado será em forma de artigo científico, seguindo as normas da ABNT, contendo: título centralizado em caixa alta e, na linha seguinte, o nome do(s) autor(es) à direita. O corpo do texto deverá apresentar introdução, desenvolvimento (com subtítulos, se necessário) e considerações finais;
3.2 Os textos deverão ser digitados no Word for Windows, corpo 12, fonte Arial, contendo de 5 a 8 laudas;
3.3 Tamanho de papel A4 (210 X 297 mm), margens esquerda e superior de 3,0 cm, margens direita e inferior de 2,0 cm, espaçamento 1,5 entre as linhas e alinhamento justificado;
3.4 Os textos completos deverão ser enviados até o dia 20 de setembro;
3.5 Os trabalhos que não obedecerem às normas serão rejeitados pela Comissão Científica.

4. Da Apresentação dos Trabalhos
4.1 Comunicação
·  O tempo de apresentação, na forma oral, será de no máximo 15 minutos, a discussão será realizada no final das apresentações;
·    Recurso didático disponibilizado: data-show.

5. Dos Certificados
5.1 O(s) autor(es) receberá(ão) o certificado após a apresentação do trabalho.

6. Das taxas de inscrição
6.1 Não haverá taxas de inscrição para professores da educação básica, redes municipal e estadual. Maiores informações no quadro a seguir. Para outras categorias, o valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00 por participante, com direito à escolha de um minicurso ou oficina, em caso de apresentação de trabalho. Para ouvintes, R$ 10,00, também com direito à escolha de um minicurso ou oficina.
6.2 Todos os pagamentos de taxas de inscrição deverão ser efetivados por meio de depósito bancário no BANCO DO BRASIL, agência 1289-0, conta poupança 45.884-8, em nome de Ivana Teixeira Figueiredo Gund e Karina Lima Sales. Os comprovantes deverão ser escaneados e enviados para o e-mail do evento: coloquiobaiano@gmail.com.


INSCRIÇÕES




(INSCRIÇÕES ENCERRADAS)